Silvio Magalhães Barros II, nascido em Maringá, estado do Paraná, Brasil, em 11 de dezembro de 1956, filho de Silvio Magalhães Barros e Bárbara Cecily Netto Barros.
Engenheiro civil, formado na Universidade Estadual de Maringá (1978), com especialização em Engenharia Ambiental, foi o coordenador logístico da expedição de Jacques Cousteau à Amazônia em 1983.
Trabalhou na atividade turística por 25 anos, tendo sido Secretário de Turismo nos Estados do Amazonas e também do Paraná. Foi Secretário Nacional Adjunto de Turismo em Brasília no Ministério da Indústria, Comércio e Turismo em 1993/ 1994.
Foi Diretor para a América Latina do WTTC - Conselho Mundial de Viagens e Turismo entre 1999 e 2003.
Seu pai, Silvio Magalhães Barros, governou Maringá de 1973 a 1976. Seu irmão, Ricardo Barros, foi prefeito de Maringá de 1989 a 1992. Silvio Magalhães Barros II exerceu por dois mandatos a prefeitura de Maringá (2005/2008 – 2009/2012).
Entre suas realizações destacam-se as inaugurações das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e das Academias da Terceira Idade (ATI). Na área da saúde, ainda foram realizados investimentos na rede municipal de atenção aos dependentes químicos e o fortalecimento das equipes do Programa Saúde da Família. Durante suas gestões foram executadas a implantação do sistema binário e a revitalização do Jardim Santa Felicidade e do Parque Alfredo Werner Nyffeler.
Em contrapartida, as construções dos terminais leste/oeste, a construção do Parque Trópico de Capricórnio, a construção do contorno da UEM e implantação de câmeras de segurança nas escolas e creches, foram promessas feitas durante campanha que não foram realizadas e algumas nem chegaram a sair do papel.
• Parque do Ingá
Símbolo do verde em Maringá, o Parque do Ingá ficou com seus portões fechados durante quase dois anos, para que as obras de revitalização fossem executadas. No projeto previa novidades interativas e acessíveis à população como a instalação de arborismo e a criação de um centro de lazer voltado para as crianças, mas essas obras não foram realizadas. Depois de um longo período interditado, cedendo a protestos, o parque foi reaberto com pequenas melhorias, como a reforma da pista de caminhada, a melhoria na iluminação e a construção da tirolesa.
• Contorno Norte
Uma das maiores obras rodoviárias do Estado, o Contorno Norte, é uma via expressa que corta Maringá de leste a oeste com previsão de entrega em 2010. O principal objetivo da construção dessa grande obra é desafogar o trânsito em uma das principais avenidas da cidade, a Avenida Colombo. Devido ao escândalo de superfaturamento, que derrubou o ex- Ministro do Transporte e políticos do alto escalão, as obras tiveram que ser interrompidas. Após um ano de paralisação, o trabalho deu sequência, mas não a tempo de serem concluídas antes do término de seu mandato.
Silvio Barros encerrou sua 2ª gestão deixando seu cargo para Roberto Carlos Pupin que foi seu vice durante suas duas gestões.